Vesícula Biliar

A vesícula é um órgão abdominal que faz parte do sistema digestivo, tendo como sua principal função o armazenamento da bile. A bile é uma substância produzida pelo fígado, e é utilizada para a emulsificação das gorduras, facilitando o processo de digestão. 

Localizada na parte posterior do fígado, a vesícula pode apresentar alguns problemas como estase do líquido biliar, que dentre outros fatores associados pode levar à formação de cálculos no seu interior. A patologia clínica colelitíase, conhecida popularmente como “pedra na vesícula”, costuma cursar com dor de moderada a forte intensidade na parte superior direita do abdômen, por vezes acompanhada de náuseas e vômitos, e alterações de fezes ou urina quando o cálculo obstrui os ductos biliares. O Dr. Guilherme Cotta explica que o tratamento adequado para a colelitíase é o cirúrgico, a fim de evitar possíveis complicações como inflamação da parede da vesícula e evitar que o quadro evolua para uma pancreatite, sendo este um quadro de maior gravidade.

A cirurgia de colecistectomia é um procedimento que consiste em retirar toda a vesícula juntamente com as pedras através de uma cirurgia realizada por videolaparoscopia. É considerado um procedimento rápido e fácil, sem grandes complicações. O advento da tecnologia de videolaparoscopia tornou esse procedimento ainda mais seguro, promovendo um pós-operatório com menos dor e tempo de recuperação menor. 

Além da colelitíase, a vesícula também pode apresentar pólipos e tumores, sendo necessária avaliação individualizada, a fim de traçar o melhor plano terapêutico para cada caso.

COMPARTILHE

Marque sua Consulta

× Como posso te ajudar?