Doenças do Fígado

O fígado é um órgão abdominal, localizado no quadrante superior direito do abdômen, e faz parte do sistema digestivo. O fígado está relacionado a inúmeras funções importantes para o organismo, como metabolismo de nutrientes, síntese de proteínas, degradação e excreção de substâncias, além de armazenamento de compostos como o glicogênio. 

Inúmeras doenças podem acometer o sistema hepático, seja de origem primária, quando a doença está localizada diretamente no fígado, ou de origem secundária, quando um problema de saúde em outro órgão gera repercussões no fígado. As lesões hepáticas podem ser císticas ou sólidas. As lesões císticas costumam apresentar caráter benigno e normalmente só necessitam de intervenção cirúrgica devido ao tamanho que podem atingir, pelo risco de comprometer estruturas hepáticas.

Já as lesões sólidas necessitam de investigação aprofundada por poderem apresentar componentes de risco para malignidade. Lesões nodulares, como o hemangioma e a hiperplasia nodular focal, são patologias que, na sua maioria, possuem apresentação benigna, sem necessidade de grandes intervenções. Entre as lesões malignas, o tumor hepático de maior prevalência é o hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular, representando cerca de 80% de todos os tumores que acometem o fígado. Esse tumor pode ser primário ou metastático, sendo este o mais comum, com metástases provenientes principalmente do intestino. Os principais sintomas de alerta para doenças que acometem o fígado costumam ser icterícia (coloração amarelada da pele e esclera), dor abdominal e perda de peso, entre outros. 

O Dr. Guilherme Cotta comenta que o tratamento mais adequado para cada caso dependerá do tipo de lesão hepática, bem como da localização e de características da doença, além do próprio paciente, considerando sempre as particularidades de cada caso. Muitas patologias podem ser controladas por meio de medicações orais; outros casos podem necessitar de cirurgias de hepatectomia parcial; e em casos mais complexos, o transplante de fígado pode ser uma opção.

COMPARTILHE

Marque sua Consulta

× Como posso te ajudar?