Doenças do Baço

O baço é um órgão localizado na região superior esquerda do abdômen, e faz parte do sistema linfático. Sua função inicia ainda na vida intrauterina, através da produção de células sanguíneas como as hemácias e produção de células de defesa como os leucócitos (glóbulos brancos). Sua função está associada à filtração do sangue, armazenamento, controle e destruição de células sanguíneas defeituosas ou senis, além de atuar no controle de infecções, com a produção de linfócitos e plasmócitos para a produção de anticorpos.

Algumas patologias do baço estão associadas a uma destruição exagerada de células sanguíneas. No caso da esferocitose hereditária, as hemácias produzidas apresentam formação anatômica defeituosa, que são detectadas e destruídas pelo baço em grande quantidade, gerando um quadro de anemia. A púrpura trombocitopênica idiopática é uma condição imunológica, na qual há destruição de plaquetas que são atacadas por anticorpos do próprio organismo. A depender da complexidade de cada caso, pode ser necessária a realização de um procedimento cirúrgico que consiste na remoção do baço, denominada esplenectomia. 

Entre as principais patologias malignas que acometem o baço, podemos destacar o linfoma, um tumor de células linfáticas que pode cursar com aumento do baço, cansaço progressivo, anemia e emagrecimento, entre outros sintomas. Outra situação em que a esplenectomia costuma ser a principal opção de controle e tratamento são os traumas abdominais com laceração de baço, com o qual há grande perda sanguínea e chances de complicações graves, caso o sangramento não seja revertido.

COMPARTILHE

Marque sua Consulta

× Como posso te ajudar?